Blog

Ar-condicionado smart: prós e contras do equipamento

Os aparelhos de ar-condicionado smart, conectados com a Internet, são os modelos topo de linha das marcas. Trazem novas tecnologias e mais praticidade para os consumidores. Mas valem a pena?

PRÓS

Conectividade – Um aparelho de ar-condicionado inteligente fica sempre conectado ao Wi-Fi da sua casa. É um grande acréscimo a quem está fazendo a integração da residência e aproveitando os benefícios da Internet das Coisas.

Nesses modelos, além de usar o controle remoto, é possível comandar funções pelo aplicativo do fabricante instalado em um smartphone ou tablet e fazer a integração com assistentes virtuais, como Google Assistente ou Siri, para que também recebam comandos de voz.

Isso significa que, por meio dos apps, de smart speakers ou dispositivos com assistente integrado, é possível dar comandos, programar e criar rotinas, inclusive de outros ambientes e à distância.

A conectividade exige uma rede Wi-Fi estável, mas é possível comandar o ar-condicionado perfeitamente pelo controle remoto.

Economia – Outra vantagem anunciada pelos fabricantes é a economia de energia dos modelos smart, que pode chegar a 70%, na comparação com um aparelho convencional mais antigo. Outra marca promete 82% de economia em um modelo que refresca “sem vento”.

Além da aplicação de novas tecnologias e sensores mais modernos, a motorização Inverter é essencial para essa conta. Os motores eletrônicos são mais silenciosos e eficientes, com uma performance estável sem operação com liga-desliga, evitando picos de consumo de energia.

Autolimpeza e manutenção – Modelos inteligentes possuem modo de autolimpeza, Easycleaning ou Smart Cleaning, que elimina pontos de ácaros, poeira e outros elementos em seu interior. Eles também emitem lembretes e alertas para limpeza dos filtros e outras manutenções. São recursos que ajudam a prevenir defeitos mais graves e aumentar a vida útil do aparelho.

CONTRAS

Preço alto – Os modelos de ar-condicionado com Wi-Fi são os equipamentos premium dos fabricantes e seu preço acompanha as inovações. Com os motores eletrônicos Inverter, eles ainda são mais caros do que outros aparelhos split tradicionais.

Poucos modelos – A maioria dos equipamentos smart lançados no mercado nacional são do tipo split e capazes de climatizar somente um ambiente. Assim, eles podem não ser a solução ideal para quem busca refrescar vários cômodos ao mesmo tempo.

Manutenção especializada – Ao mesmo tempo que o equipamento inteligente avisa sobre a necessidade de manutenção e limpeza, pode ser mais difícil encontrar assistência técnica especializada para um aparelho moderno fora dos grandes centros.

Fonte: Techtudo

Precisa de ajuda?